Você está atolado com seus estudos, em desespero, a ponto de pedir socorro e ainda tem que lidar com o fardo mental que é ficar pensando no seu Facebook. Não basta toda a ansiedade e a angústia, ainda tem o exercício do pensamento que não desconecta em qualquer momento da rede social. O pior é você não resistir e pensar: só 10 minutos e quando se dá conta, já passaram 3, 4 horas.
Você fica na pior e se sente ainda mais desesperado. Em seguida, você desiste e deixa pra amanhã, afinal, o facebook é o fator que te deixa completo nessa vida.
Eu tive esse problema. Assim como observei esse mesmo problema em relação à comida: era sempre uma atitude desesperadora e exagerada, que fugia do meu controle. Mas um dia eu tive que acordar e tomar partido da minha vida.
Não pretendo aqui, criar um manual de regras de "como ser mais produtivo nos estudos". Acredite, isso não funciona (pelo menos não pra todos). É tão ineficiente quanto a maioria dos livros de auto-ajuda.
Nosso organismo não é uma coisa só, nem nosso psicológico. Somos seres humanos não máquinas só que funciona na base de listas, regras e fórmulas. Somos seres que tem problemas, emoções e sentimentos.
Se você consegue identificar primeiramente que há algo errado no seu exagero em usar a rede, você já está num caminho correto pelo auto conhecimento. Não pare por aí!
Você precisa olhar pra si e descobrir o que está errado.
No meu caso eu pensava: por que eu to trocando minhas aulas que eu amo por isso? E até mesmo as que eu não amo, eu sempre considerei que valessem mais a pena do que ficar no facebook perdendo tempo com gente que não vale a pena.
O que você está ganhando lá dentro? Aposto que nada. Muitas vezes está se estressando e aumentando a sua raiva, ansiedade e angústia, se prejudicando com algo à toa. Se eu for contar o tempo que eu perdi lá nos anos conectada, eu poderia ter lido uns 300 livros, ter aprendido 2 idiomas, estudado 40 disciplinas e perder a conta de quantos pores do sol eu amaria ter visto.
Isso certamente me enriqueceria mais por dentro do que perder tempo em uma rede onde as pessoas só vivem de aparência.
Pense bem nisso.
Procure uma resposta em você, ela está lá dentro, se permita questionar sem medo.
Sempre vale a pena.