domingo, 3 de julho de 2016

Os irresponsáveis do youtube


É verdade que existem muitos canais no youtube que te ajudam a estudar e passam ótimas informações. Mas também é verdade que existe uma gama de baboseiras inúteis que só servem para tomar o seu tempo. Se eu for elencar os assuntos, ficaria aqui o dia inteiro apontando as coisas mais absurdas e irrelevantes que eu já vi. Alguns canais que têm subido a audiência, são aqueles que elencam as principais brigas e tretas entre youtubers que possuem canais grandes. Também é de praxe encontrar canais com conspiração e com pessoas ignorantes falando imbecilidades de dar com pau. Existem também aqueles canais com modelo 'talk show', dos quais os seus respectivos donos angariam um exército de adolescentes entediados que não raro, são incapazes de largar o celular, mesmo dentro da sala de aula.
O que me deixa mesmo impressionada é o poder de influência dessas pessoas. Por um lado, você tem a sua oportunidade de se expressar livremente, demonstrar o seu talento e trazer novas ideias e isso é bom! Afinal, eu sempre defendi nesse blog que não é necessário se desfazer de todas essas redes, mas simplesmente ter bom senso e entender que tudo na vida é melhor com parcimônia e moderação. Mas existe o outro lado, que a meu ver não é nada bom e as pessoas viciadas em redes sociais deveriam perceber também.
É de conhecimento de todos que muitas vezes esses canais não querem ter compromisso com a verdade e o bom senso. Um exemplo são esses canais fitness que eu vejo por aí que dão dicas de dieta com a maior irresponsabilidade. Uma vez eu vi um canal de um sujeito (que me recuso a divulgar aqui), que falou com essas palavras: "Eu vou divulgar a dieta que estou fazendo, e não me venham reclamar. Não sou nutricionista, não me responsabilizo pela saúde de ninguém. O que estou fazendo aqui é só passar a minha dieta, se você seguir é problema seu!" Ué... Fiquei confusa. Se não quer que ninguém siga a sua dieta, por que você a divulga? Eu até gostaria de encontrar respostas melhores, mas elas simplesmente não existem. O que ele quer é ter o minuto dele de fama pra se sentir superior porque consegue seguir uma dieta e claro: faturar os adsenses dele. Esse é um caso de nutricionista informal, que se dedica a fuzilar o cérebro dele e de outros com informações infinitas sobre alimentação. Mas ele não é um caso isolado. Além dos nutricionistas informais, temos trocentas dessas anomalias sem diploma: economistas que arriscam todo tipo de palpite nonsense, cientistas políticos que adoram xingar e proferir bláblábá com teor odioso, historiadores que argumentam usando como fonte suas imaginações férteis, psicólogos apelativos para clichês de auto ajuda emocional, filósofos de boteco, etc. É difícil elencar toda a gama de sandices que vemos naquele universo de infinitas possibilidades de vídeos.

Existem também aqueles vídeos de pessoas que realmente são estudadas, experientes e decidem dar suas opiniões. Esses também me preocupam, pois normalmente possuem convicção nas suas ideologias e assim propagam suas ideias se expressando muito bem em vídeos convincentes. Quem escuta acaba acreditando que o sujeito está coberto de razão e eu não estou falando de canais de "talk show" porque esses normalmente as pessoas não costumam levar a sério. Eu estou falando daqueles que debatem temas polêmicos como ateísmo, religião, política, ideologias e qualquer desses assuntos que dependendo do contexto eram tabu há três décadas, como a eutanásia. Todos esses canais parecem usar a técnica da retórica para que o espectador acredite que o vlogger proferiu a verdade final e não há necessidade de questionar e ouvir outras opiniões. Eu cheguei a ver vlogger alegando que diploma não serve pra nada, e foi tão convincente que até eu me senti um pouco deprimida. Imagine um jovem que está começando uma vida sem esperanças, que estuda para o vestibular e sequer sabe do próprio futuro. É bem provável que ele caia nesse papo idiota e o mundo é absolutamente cruel como sabemos. Tem youtubers que fazem seus fãs mirins odiarem tudo ao redor e os convencem com as mentiras mais baixas, dando a impressão que de que o mundo está um caos e só eles contém a verdade libertadora. Quando um jovem faz alguma besteira por conta dessa irresponsabilidade, eles vão logo tirando o corpo fora, alegando que não são responsáveis pelo que as pessoas fazem, que apenas usaram o direito de liberdade de expressão.

Pois bem, meus amigos leitores viciados nessas ferramentas, quero lhes dizer que - como quase todos já sabem -, o que esses vloggers querem (pelo menos a maioria) é visualização, fama e dinheiro. Não há problema em assistir os seus canais preferidos, mas considere ler outras opiniões e se aprofundar nos assuntos discutidos. Estude, leia, se informe e considere não se fechar para novas opiniões. A internet é um rio sem fim de informações boas e úteis, e você pode também se aprofundar em leituras úteis para a sua vida ao que ficar na internet.
Não leve o youtube tão à sério e procure só abrir-lo de vez em quando, se o assunto realmente lhe interessar ou se for útil para os estudos. O google também usa um algoritmo de relação de vídeos para que você não saia mais dali. Basta apenas que você assista um único vídeo fora dos seus interesses e chove de títulos semelhantes. Dia desses eu estava assistindo um show de um guitarrista no centro da minha cidade e no dia seguinte, ao assistir o vídeo de um canal que eu gosto, lá estava a sugestão do canal desse músico. Como eles sabiam, se eu não procurei por essa informação? Depois fui me tocar que o google deve ter usado o mapa do meu celular, verificado a minha localização e lincado o canal do músico, o que me fez desligar a internet do meu celular quando estou na rua.
Você pode usar o bom senso sempre e ficar de olhos bem abertos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário