E qual não foi minha surpresa de ver que a conclusão sobre essa estranha chamada era o simples fato de que mulheres ficavam excitadas assistindo vídeo pornô envolvendo outras mulheres... Assim fica concluído que eu como mulher não posso alegar que sou hétero só porque eu me excito vendo mulheres se pegando em um filme pornô.
Pensei que a internet não daria bola pra essas bobagens, mas então vi que um outro efeito manada estava se formando: as pessoas estavam compartilhando pesquisas controversas e inúteis para satisfazer o ego - ou pelo menos era o que parecia. Todos se identificavam com essas bobagens que são absurdamente comuns no cotidiano de cada um. Isso me lembra aquelas pessoas que vivem acreditando nas listas de coisas que supostamente tornam você mais inteligente que os demais. E claro, pra variar, todo mundo se identifica. Mergulhar a cara em um livro faria mais sentido, mas aí é muito trabalhoso. Melhor acreditar em coisas superficiais do tipo "você é mais inteligente porque dorme tarde".
Segue então 33 pesquisas idiotas e sem o menor cabimento que as pessoas só compartilham para satisfazer o ego, como quase tudo no facebook.
1) Dormir pelado te deixa rico
Vou tentar praticar isso como uma espécie de simpatia pra ver se finalmente paro de trabalhar.
2) Acordar antes das 10 é equivalente a tortura
Uau! Eu acordo às 5 e não sabia que estava sento voluntariamente torturada todos os dias por ser incapaz de dormir até tarde. Mas até aqui eu já sei que eles sabem mais sobre a nossa vida do que nós mesmos, certo? Afinal, se o cara do jaleco branco falou, ta falado e não se discute!
3) Pessoas que preferem chocolate amargo são mais malvadas
Ah, to sabendo sim, aham. Inclusive quem gosta de limão, carambola e qualquer coisa cítrica sofre de distúrbios psicológicos graves. Então podemos ligar o grau de malvadeza dos ditadores com seus alimentos preferidos? Fica minha dúvida.
3) Relação duradoura depende da mulher se manter calma
4) Mulheres bonitas têm filhas meninas
Estou convencida de que não existe qualquer explicação para o que determina o sexo do bebê. Mas aí é um comentário empírico. O que me deixou realmente intrigada com essa pesquisa é tentar entender o que seria uma "mulher bonita" em condições naturais. A julgar pela foto do bebê, a tal da mulher bonita só pode ser loira dos olhos azuis. Qualquer coisa diferente disso, pode esperar por um filho homem.
5) Catuaba é o tipo de bebida mais rejeitada pelos brasileiros
A pessoa que postou essa pesquisa já explica por mim.
6) Mulheres que tomam cerveja têm menos chances de infartar
Ah, claro, eu vou fingir que acredito que álcool, sabidamente conhecido como um dos principais fatores do câncer agora vai preveni-lo. Essa me lembra os comentários de amigos que acreditam que só porque o tio, o avô e o pai viveram até os 100 anos fumando, bebendo e comendo tudo que eles queriam, isso é uma regra e não exceção.
7) Cerveja emagrece, reduz o colesterol e previne Alzheimer
Eu poderia concluir então que todos os portadores de Alzheimer passaram a vida sem beber cerveja?
A internet me fez acreditar que limão e alecrim são os alimentos preferidos de quem curte ser geração saúde. Mas agora percebo que o elixir da vida é a cerveja, mesmo sendo industrializada, processada e cheia de conservantes, talvez isso nos conserve também.
8) Cerveja deixa homens mais inteligentes
Querida dona de casa, que se casou iludida com aquele homem que vive em porta de bar afogando as mágoas em um copo atrás do outro: não se trata de alcoolismo, mas de uma manifestação de inteligência.
Inclusive vamos ter que reformular o conceito de dirigir após ingerir álcool. É algo de muita inteligência e sagacidade que só aquela cervejinha pode fazer por você.
9) Pessoas que choram muito são pessoas poderosíssimas
Acredito sim. Isso já começa pelas crianças que têm o poder de persuadir qualquer adulto com seu choro agudo e barulhento. Mas como estamos falando de adultos mais racionais, preste atenção em certos sinais: se você está chorando demais e por tudo, nada custa procurar ajuda de um profissional, afinal, tristeza excessiva não é sinal de poder.
10) Pessoas que choram durante filmes, tendem a ser mais fortes na vida
Não só acredito como acho que eu sou um fracote porque eu não derramei uma lágrima na época que era moda ir ao cinema 10 vezes chorar vendo Jack se afogando enquanto Rose perdia o seu amor. Muito comovente, sem dúvidas. Quem não seguiu o efeito manada pode se considerar um perdedor.
11) Neurocientistas criaram playlist capaz de diminuir a ansiedade
Essa pesquisa me deixou animada. Afinal, eu como ansiosa, fiquei feliz de saber que minha ansiedade poderia ser reduzida ouvindo, não as músicas que eu gosto genuinamente, mas as que alguns cientistas com tempo sobrando decidiram que seria bom pra mim.
Fui conferir a playlist e fiquei muito triste de, além do estilo não me agradar, 10 minutos disso me deixaria irritada e sem paciência. Em minha opinião, chato e desinteressante, não faz meu estilo.
12) Cachorros gostam mais de elogios do que de comida
Ou o ser humano anda falando a linguagem do 'au au' ou o cachorro finalmente consegue compreender o significado do nosso idioma.
Mas ok, depois de ler essa pesquisa, eu particularmente não acredito. Cada cachorro que eu tive nessa vida tinha uma personalidade diferente. Um deles sequer gostava de carinho, era rude, estressado e só nos procurava nas horas que queria brincar. Portanto, eu acredito que não tem como saber o que cada cachorro gosta, bem como não dá pra tirar tal conclusão de nós humanos.
13) Escutar música clássica potencializa atividade cerebral
Essa eu até tenho vontade de acreditar, mas sou suspeita para falar. Afinal, eu adoro música clássica, mas conheço pessoas que não suportam, e isso nada tem a ver com falta de intelecto ou não. É apenas gosto e pronto. Portanto, se você realmente acha necessário potencializar sua atividade cerebral, procure algo que lhe agrada.
14) Ter uma esposa chata faz bem para a saúde
Claro que faz. A glamourização de possíveis relacionamentos abusivos é algo muito saudável mesmo. Meus amigos, deixem-me dizer uma coisa. Seja homem ou mulher, ninguém é obrigado a manter o convívio com alguém chato ao lado. Eu particularmente não consigo me entender com pessoas que exercem essa lógica da chatice e da agrura comigo. Se você tem uma esposa chata e acredita que vale a pena continuar com ela e lá no fundo algo lhe diz que a chatice dela é insuportável, dê um basta nessa situação. Ninguém tem obrigação de ser complacente e gentil com gente chata.
15) Ateus e agnósticos tendem a agir mais por compaixão que os mais religiosos
Copiei isso de um ateu que eu tinha em minha lista que é muito machista e adora fazer piadinha grosseira com homossexuais. O motivo da minha exclusão foi porque ele, além de ele ser um moralista medíocre e apoiar candidatos com ideais fascistas, ele culpou uma certa menina de 15 anos que sofreu estupro coletivo como responsável pelo que os 'anjinhos' dos seus algozes lhe fizeram.
Mas deixe-me dizer uma coisa, e isso vai ficar um pouco longo.
Normalmente esses ateus que gostam de postar essas besteiras, acreditam que praticam o bem e são ótimas pessoas porque não possuem nenhuma crença, enquanto que religiosos fazem isso pra ganhar uma espécie de confete no céu, por medo de castigo ou qualquer tolice do tipo. Caridade, seja lá por quem é feita, possui uma cadeia de complexidade que pode ser religiosa, política, ideológica, ego e uma série muitas explicações que eu prefiro não comentar aqui.
Mas o que me deixa bolada, é que a maioria dos ateus dizem isso apenas para perturbar religiosos enquanto tentam passar uma moral superior. Eu não duvido que qualquer pessoa pode ser boa genuinamente e ter disponibilidade de ajudar, e isso não é exclusividade restrita a religiosos e nem restrita a ateus, que em sua maioria só sabem enfiar o dedo na cara de religiosos ao invés de tentar entender as questões sociais para propor alguma forma de começar a mudar.
E eu acredito sim que esse tipo de estudo não passa de um monte de pilhéria sem sentido nenhum, pois a caridade é o resultado de um grave problema social, que como tal, deve ser resolvido na fonte. Fazer disputa de quem é melhor ajudando o outro em nada resolve a vida de quem precisa de nossa ajuda.
E o que tem de ateu homofóbico e machista, não está escrito... Nem tem meios de contabilizar isso. Se acham pessoas boas, mas no fundo não passam de uns medíocres hipócritas que, como sempre caricato desse tipo de perfil, só expurgam um monte de bobagens moralistas enquanto não são capazes de praticar nenhuma delas.
E pra que fique claro, eu sei que não é todo mundo que é assim, mas aqui me atenho a falar exclusivamente dos que são.
Conclusão: cada ateu que gosta de fazer proselitismo com coisa séria, deveria pegar esses estudos e enfiar no rabo. Deixe de ser um ateu medíocre, feche a rede e vá fazer algo para ajudar alguém se você está tão preocupado com isso.
16) Filhos herdam inteligência da mãe (e não do pai)
Se a mãe for uma mulher humilhada, estuprada e menor de idade que mal teve acesso à educação, nem imagino o que pode nascer como fruto desse desafeto.
Aliás, eu não sabia que inteligência era herdada, na minha humilde crença, inteligência depende de uma série de fatores, entre eles, leitura, estudo, ambiente, educação e sim, algum fator genético, mas não uma regra.
17) Freddie Mercury é o melhor vocalista da história, segundo a ciência
Claro que eu, como fã de Freddie concordo que ele é o melhor dos melhores. Mas nem preciso comentar porquê, afinal, a arte possui muitos critérios e eleger um só como o melhor e quantificar isso como científico é um insulto ao nosso tão complexo gosto musical e sentimental.
Espero que eu não seja mal entendida.
18) Pessoas que corrigem a gramática dos outros são menos sociáveis
Eu particularmente odeio grammar nazis. Mas queria entender se isso se aplica àquelas pessoas que tentam corrigir um texto porque não entenderam ou porque foi absolutamente necessário, devido ao duplo entendimento. Mas o caso é que eu conheço grammar nazis que possuem muitos amigos, enquanto e são muito sociáveis.
19) Homens só se tornam adultos aos 54 anos
Enquanto isso, mulheres ainda crianças são obrigadas a serem adultas mais cedo, cuidar do lar e até a responsabilidade sobre os marmanjos recaem sobre elas. Que coisa mais bonita.
Quando aquele seu amigo de 30 disser que transou com a novinha porque meninas de 13 anos já sabem bem o que querem, lembre-se que ele tem o alvará científico pra ser um machinho escroto.
Afinal, com 13 anos a garotinha sabe bem o que quer, e ele, coitadinho, ainda tão imaturo, só será capaz de decidir o que quer quando chegar aos 54... tsc tsc...
20) Saliva pode detectar se homem é gay
A pessoa que postou o "estudo" já falou tudo.
21) Os inteligentes dormem mais tarde
Será que aquele nerds que fica até tarde jogando vídeo game está em situação de QI melhor que os estudiosos que dormem mais cedo?
22) Pessoas inteligentes dormem tarde, são grosseiras e bagunçadas
Nada além de um apanhado de bobagens pra satisfazer o ego de quem se acha inteligente. E com esses estudos idiotas eu descobri que 99% das pessoas que habitam a internet são dotadas de muita inteligência, pois quase todas se identificam com isso.
23) Maconha faz com que héteros sintam atração por amigos homens
Essa é pra você, amigo maconheiro, que precisa se esforçar pra se manter hétero quando fuma um baseado.
24) Filho mais velho é o mais inteligente dos irmãos
Até acreditaria se dissessem o mais responsável. Afinal, muitos pais delegam ao irmão mais velho a responsabilidade de dar exemplo aos mais novos. Mas nós sabemos que isso é uma grande mentira. Inteligência depende de uma série de fatores e não dessas coisas superficiais.
25) Tomar cerveja todos os dias pode prevenir doenças do coração
Nunca vou esquecer, no entanto, quando a revista Superinteressante nos presenteou com isso:
Agora só nos resta saber em qual pesquisa devemos acreditar, visto que a proteína da cevada é o glúten.
26) Pessoas mal amadas sentem menos empatia
Não gosto dessas conjecturas de ligar comportamento social ao quanto de carinho recebeu ou não. Ian Kershaw escreveu em sua extensa obra chamada "Hitler" que o füher tinha um pai muito rígido e apanhava muito na infância. Entretanto, o mesmo diz que não se pode concluir que ele se tornou o que se tornou por causa de sua criação na infância. Existem pessoas muito boas que sofreram muito na infância com violência e rigidez por parte dos pais, eu fui uma delas e nunca deixei de ter empatia por ninguém.
21) Quanto mais maratonas de séries você faz, mais deprimido e sozinho você é
Esse é um daqueles estudos que fogem do campo da compreensão. O abuso de qualquer coisa pode ser um indicativo de problema, mas eu me lembro de uma semana muito boa pra mim: viajei, fiz rapel, fui correr com meus amigos, saí para beber, fui ao boliche, ao cinema, fui curtir a natureza e fechamos o fim de semana fazendo uma maratona de séries e filmes. Eu não sou de fazer maratona, mas esses amigos que frequentemente saem e se divertem mais do que eu, costumam fazer maratona, e isso não diz nada sobre a felicidade de ninguém. E como podem surgir perguntas do tipo "e o abuso do facebook?", e onde eu respondo: se o abuso se torna um problema, então a gente precisa rever algumas coisas sobre nós. Se assistir maratona está sendo sufocante e quem pratica isso deseja diminuir porque acredita que tem algo de errado, também é hora de fechar a rede.
22) Consumo moderado de cerveja reduz risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca
Até aqui podemos concluir que cerveja é uma espécie de milagre. Tomou, preveniu. Curiosamente, se você tiver alguma doença cardíaca, sanguínea ou psicológica, o consumo de álcool nunca é recomendado, né?
23) Namoro em que um peida na frente do outro é mais bem sucedido
Ah, então o sucesso do meu namoro depende do quão frequente é meu disparo de gás metano na frente do meu companheiro? Vou fazer isso agora mesmo pra ver se meu namorado vai gostar da ideia de exercermos a flatulência livremente.
24) Mulher que fica nervosa por tudo é a que mais vale a pena em um relacionamento
Se alguma doença ligada a colesterol alto e coronário não acometer essa mulher que fica nervosa por tudo...
25) Por que as pessoas inteligentes não se apaixonam facilmente
Não é bem uma pesquisa, mas achei que valesse a pena colocar aqui como mais um caso da 'maioria das pessoas que se identificam com essa besteira'. Talvez porque a maioria não é tão inteligente ao precisar ficar reafirmando isso pra si com artigos fúteis.
26) Estudo revela o melhor dia para comprar passagens aéreas mais baratas
Mesmo com o dólar em alta...
27) Uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência
Claro, assim como o limão, o alecrim, o quiabo, a cerveja...
28) O que você vê nessa imagem diz muito sobre sua personalidade
Sobre a minha personalidade que consegue enxergar duas coisas essa imagem diz muito. Mas sobre quem desenhou ela e matutou essa matéria ridícula, não há nada de errado com a personalidade.
29) Chupar uma PPK faz bem à saúde
Eu achava que estávamos saturados de saber que sexo faz bem pra saúde, mas sempre tem um estudo que fala o óbvio pra gente se lembrar, né mesmo? XD
30) Estamos formando uma geração de egoístas, egocêntricos, alienados e inconsequentes
31) Pessoas que têm sexo todos os dias são mais saudáveis, felizes e mais criativas
Claro que são sim, afinal, isso depende do chá de pica e xereca que a pessoa toma todo dia, e não de suas qualidades mentais.
32) Viajar garante mais felicidade do que comprar coisas ou casar
Eu concordo com esse artigo apenas porque meu ego pede pra fazê-lo. Mas gente, fala sério, né? Nem vou explicar porquê nem se deve levar isso a sério.
33) Vontade compulsiva de comer porcarias é falta de sexo
E a vontade compulsiva de fazer sexo? É falta de comer porcaria?
Às vezes me enrosco com essas questões, oh céus...
Conclusão:
Ciência não é perfeita e ao acreditar nessas pesquisas, você não parece tão inteligente assim.
Portanto, fecha a rede e seja mais inteligente lendo ou estudando de verdade.