Eu sou uma entusiasta da velha internet. Não que eu deseje que as coisas voltem a ser 100% como era antes, mas é que eu acredito que a internet é um vasto mar de infinitas possibilidades, um universo amplo demais pra permitirmos que toda a comunicação fique a cargo de uma ou outra rede social.
Um amigo até fez uma analogia com os shoppings: se todas as lojas estão num shopping, pra que vou querer ficar rodando por aí se posso ir num lugar só?
Ora, você se limita entrando só no shopping, enquanto poderia encontrar coisas melhores e até mais baratas por aí afora. Acredito que a mesma lógica é a internet. Descobrir coisas, encontrar pessoas sem estar num mundo onde tudo tende a ser igual é uma ótima experiência. A gente quer se comunicar de qualquer maneira, se não tem rede social, fazemos isso de um jeito ou de outro. Embora eu saiba que blogs não andam em alta e não chegam nem perto disso, eu ainda mantenho esse modesto espaço por anos na esperança de um dia, talvez o blogs voltem a acender. Se isso irá acontecer, eu não sei, mas eu me recuso a difundir informações centralizadas em uma rede social.
Então eu me pergunto, se o orkut voltar mesmo, como ele voltaria? Seria a mesma coisa de 15 anos atrás, com emoticon de gelinho e coraçãozinho? Teria a mesma aparência azul e lilás, com comunidades, lista de amigos e rolagem finita? Você entra, vê o que quer e sai?? Ou esses caras usariam a lógica da economia de atenção? Eu me pergunto isso e tenho uma ligeira curiosidade pra saber como o senhor Orkut Büyükkökten redesenharia essa rede sem sofrer os impactos desses loucos anos de IA.
Chegamos a um ponto que a internet não significa só sair surfando e descobrindo, a internet parece ter sido tomada por algoritmos perversos que te levam a um local só pra reter sua atenção. Há quem ache que a internet é só tiktok e instagram. Ou youtube... Triste, mas infelizmente é real. Tem tanta coisa boa por aí, por que temos que ficar em um local só?
De fato, se o orkut voltar a ser como há 20 anos, ninguém precisa se preocupar muito. Não me recordo de chegar link invasivo, teorias conspiratórias e propaganda de joguinho a cada minuto. Ainda tenho lembrança específica de entrar lá, ir no perfil das pessoas, olhar as comunidades, dar um pouco de risada e sair. Mas isso é passado. Se voltasse hoje, não seria como nos anos 2000. Eu nunca vi épocas voltarem a ser o que eram, os momentos viram lembranças e o recado é que a gente aproveite enquanto temos.
Acredito que a aventura das redes sociais teve seu momento, seu pico na minha vida e eu não acho que são mais necessárias, se é que um dia foram. Foi divertido, triste, teve altos e baixos, mas tudo na vida chega ao fim e minhas atividades nas redes sociais chegaram também.O tempo que tive no orkut foi divertido, mas passou e ficou para trás. E eu tenho uma grande descrença que o orkut voltará igual.
Ganhar dinheiro com rede social quase sempre implica em focar o modelo de negócio na economia de atenção, não acredito que com o Orkut será diferente. Na minha opinião, se ele voltar, dará espaço pra vídeo, rolagem infinita e carregamento ilimitado de fotos. E ainda dará o biscoitinho chamado like.
É ver pra crer...